Login
Casa

A origem dos sobrenomes italianos

11/05/2021
02 minutos para o fim da leitura
Por: A Casa do Imigrante Italiano

Conheça a origem de alguns sobrenomes italianos

Os significados, variações, incidência na Itália e muito mais. Confira abaixo.
Créditos: Filius Quondam, 2009 - Ciro Mioranza (Author).

AGATA

[ágata]

Sobrenome raro e tipicamente meridional, concentrando-se de modo particular nas regiões da Sicília, Basilicata e Campânia. Hoje está presente em somente 25 dos 8.103 municípios italianos. Suas origens etimológicas remontam ao grego agathé, boa, correta. Recorda o nome de popular santa, mártir na cidade siciliana de Catânia, no século III. O sobrenome é um matronímico e evoca a ancestral fundadora desse tronco familiar, com o significado de "filho de Ágata Pode constituir também um toponímico, referindo-se, nesse caso, ao ancestral fundador do núcleo familiar que seria oriundo de uma das dez cidades italianas denominadas Sant4gata ou de uma das muitas localidades de igual nome. Variantes e derivados: DAgata, DailAgata, 137 DeilAgata, Agati, Agadi, Agatani, Agatelio, Agatensi, Agatielio, Agatini, Agatoni, Santagà, San tagada, San tagata, Santagati. ;

Divisão dos sobrenomes italianos

PATRONÍMICOS

Sobrenome derivado do pai e significa sempre filho de, como por exemplo, Petri (filho de Pedro). Esse tipo atinge aproximadamente 37% do universo dos sobrenomes italianos. Refletem diretamente o nome do pai ou da mãe, e expressam por isso as noções de filiação.

TOPONÍMICOS

Sobrenome derivado de um Toponímico, (denominação de locais geográficos), como Pisa, Roma, Lago, etc. Esse tipo reconduzem a um referencial de espaço físico ou geográfico, como nomes de localidades, de cidades, de regiões ou de países, por exemplo.

Profissão

Esse tipo reproduz exatamente o vocábulo designativo da atividade exercida. Calcula-se que este grupo responda por 10% do universo dos sobrenomes italianos.

Apelidos

É representado pelos apelativos populares ou que surgem como referência à características relacionadas com seus primeiros portadores medievais. São em torno de 15% dos sobrenomes italianos.

Veja abaixo nesse gráfico

praenomen, nomen e cognomen

primeiro nome, nome e nome a partir do sobrenome

praenomen

Representa o nome próprio de cada indivíduo


nomen

Repetia a designação do clã ou da gens a que pertencia esse indivíduo


cognomen

Referia-se à família ou grupo familiar inserido na gens

Exemplo: Assim, no nome completo Marcus Tullius Cicero, o praenomen "Marcus" designa o orador e escritor; "Tullius" é o nomen derivado da gens Tulha; E, "Cicero", o cognomen da família em âmbito menor, inserida no grande clã, ou seja, na "gens Tulha".

A Influência do Cristianismo

A partir do século VIII, surgiu a primeira fórmula moderna para distinguir um indivíduo de outro

Foi citando o nome do pai, como por exemplo em: Paulus filius quondam Philippi = Paulo, filho do senhor Filipe. Esta fórmula deu origem a muitos sobrenomes derivados de nomes próprios.

Ainda

Se você quiser saber mais sobre esse assunto interessante, você pode ler no livro Filius Quondam, 2009 - by Ciro Mioranza (Author). Todos os créditos.

Ocorreu um erro ao carregar os dados. Por favor, reinicie o site. Reiniciar... 🗙