Casa

O Dia Nacional do Imigrante Italiano

Em 21 de fevereiro comemora-se o dia nacional do imigrante italiano no Brasil.


voltar ao site

A Lei
LEI Nº 11.687, DE 2 DE JUNHO DE 2008

Essa lei institui o “Dia Nacional do Imigrante Italiano” a ser anualmente comemorado no dia 21 de fevereiro, em todo o território nacional.

La Sofia
O dia 21 de fevereiro de 1874

A+ A-

De autoria de V. Ex.ª Senador Gerson Camata, a partir do PL 2669/2000 Transformado na Lei Ordinária 11.687/2008, o dispositivo lembra o dia em chegava à Vitória-ES as primeiras famílias de imigrantes a bordo do vapor "La Sofia", no dia 21 de fevereiro de 1874, naquela que ficou conhecida como "Expedição Tabacchi", ressaltando tambem que: “O objetivo do presente projeto é prestar a devida homenagem ao imigrante italiano que, vindo de terras tão distantes, aqui se instalou e se fez gente nossa. [...] Famílias inteiras deixaram seus sonhos, ... e vieram em busca de novos horizontes. Trouxeram consigo seus hábitos, seus costumes, sua religiosidade... e enriqueceram sobremaneira a nossa cultura.”
V. Ex.ª Senador Gerson Camata em PL 2669/2000 Senado Federal do Brasil. Março, 2007

Expedição
Camponeses austríacos de língua italiana.

A+ A-

A expedição Tabacchi foi uma expedição em massa de camponeses austríacos de língua italiana saídos de um território austríaco para o Espírito Santo, a bordo do vapor "La Sofia", em 21 de fevereiro de 1874. As famílias trazidas por Pietro Tabacchi foram trabalhar em lavouras de café em Santa Cruz, no Espírito Santo.


Curta a nossa FanPage