FAQ - Central de Ajuda

Aqui você encontrará as dúvidas mais comuns dos nossos usuários.



O site Casa do Imigrante Italiano é uma ONG? Um museu, um arquivo histórico? Um arquivo público?

Não. O site Casa do Imigrante Italiano é de propriedade privada, estando online desde 2004. É o produto de um trabalho de uma só pessoa, descendente de imigrante italiano, entuasiasta de programação e genealogista. Foi idealizado para valorizar o sobrenome italiano, e incentivar positivamente os membros da comunidade de descendenes de imigrantes italianos no Brasil. Valorize o seu sobrenome italiano, pois ele tem história.
Qual o objetivo principal do site Casa do Imigrante Italiano?

O Casa do Imigrante Italiano conta hoje com mais de 300 mil sobrenomes italianos cadastrados. Queremos fazer com que as informações dos imigrantes italianos que vieram ao Brasil, principalmente, cheguem ao maior número de descendentes, valorizando o sobrenome italiano, pois ele tem história. Valorize o seu sobrenome italiano.

Como eu faço para pesquisar no site? Meu sobrenome italiano tem muitas variações possíveis!

Certo. A primeira coisa é saber que nosso site não aceita pesquisa com sobrenome composto. Isso quer dizer que aceitamos apenas um sobrenome por vez, exemplo, "FERRARI". Não importa se você utilizar letra minúscula ou maiúscula, mas o mais importante é conhecer as variações do sobrenome que você procura. Muitos sobrenomes italianos tem muitas variações, e a pesquisa não identifica essas variações com muita facilidade. Em caso de muitas variações, tente uma a uma, variando o sobrenome. Caso não encontre, tente com as três letras iniciais. Caso ainda não encontre o sobrenome procurado nos resultados da sua pesquisa, não desanime. Entre em contato conosco através da nossa página de contato disponível no menu acima. Boa Sorte.
O que são os GRUPOS que aparecem no resultado das pesquisas?

Quando você pesquisa um sobrenome em nosso site, o algoritmo busca as ocorrências que contém o termo que você pesquisou e o divide em grupos, tendo cada registro um ID, de acordo com as informações disponíveis na base de dados. Cada GRUPO contém um grupo diferente de informações daquele imigrante pesquisado. Por isso, é muito importante você navegue em todos os grupos procurando identificar em qual grupo encontra-se o imigrante pesquisado. Caso não encontre o sobrenome procurado nos resultados da sua pesquisa, em nenhum grupo, não desanime. Entre em contato conosco através da nossa página de contato disponível no menu acima. Boa Sorte.


O site possui uma versão específica para navegação através de um celular 📱 ?

Simm. O site disponibiliza uma URL específica para navegação através de um dispositivo móvel (celular). Caso seja esse o seu caso, basta utilizar essa URL: https://casadoimigranteitaliano.com.br/m.default.aspx

CELULAR

Se você navegar no site com um dispositivo móvel através de outra URL que não a informada acima, talvez a sua experiência não seja a melhor.
Todos os dados estão disponíveis tanto na versão mobile quanto na versão desktop do site?

A versão para navegação através de dispositivo móvel 📱 (celular e outros) favorece a velocidade de navegação, oferecendo uma experiência muito mais satisfatória. Porém, devido ao espaço da tela do celular, não é possível disponibilizar todos os dados da base do site. Por isso, caso você não encontre o seu imigrante italiano navegando através de um celular, verifique também na versão desktop (PC de mesa), utilizando a URL correta. Caso seja esse o seu caso, basta utilizar essa URL: https://casadoimigranteitaliano.com.br/default.aspx

DESKTOP

Caso também não encontre o sobrenome procurado nos resultados da sua pesquisa, em nenhum grupo, não desanime. Entre em contato conosco através da nossa página de contato disponível no menu acima. Boa Sorte.

Encontrei o meu antenato nas pesquisas que fiz no site. O que devo fazer?

Ótimo. Para conhecer algumas informações básicas, caso você necessite, como por exemplo, a data de nascimento do seu imigrante italiano, desde que disponíveis para compra na pagina, o site vende diretamente no site, através do PagSeguroUOL, ou através do PIX. Se o que você deseja é saber o comune de nascimento de um determinado imigrante, ou outras informações na base de dados, envie um e-mail para [email protected] perguntando, que retornaremos em breve. Cabe destacar que esse tipo de informação (comune de nascimento) o site vende a custo histórico separadamente, e nao está disponível a venda diretamente na página do site. As informações históricas são fornecidas à custo para sua referência e auxílio na sua pesquisa.
Ahh, não encontrei o meu antenato nas pesquisas que fiz no site. O que devo fazer?

Certo. Não desanime. Como temos milhares de registros ainda não catalogados talvez as informações que você precisa (do seu imigrante) ainda não foram lançadas no sistema. Encaminhe a sua dúvida através da nossa pagina de contato, disponível no menu acima, que lhe retornaremos. Nosso site contém ainda milhares de registros ainda a serem catalogados, extraídos de fontes raríssimas. O site está em constante atualização e desenvolvimento.

O que significa o "nada consta" que aparece nos resultados da pesquisa?

Certo. Normalmente, o "nada consta" significa que aquela informação específica não está disponível, ou não está visível no site. Para ter certeza disso, caso seja do seu interesse, envie um e-mail para o site perguntando ou envie sua dúvida através da nossa página de contato, disponível acima no menu. Muitas informações não estão visíveis no site diretamente, mas podem estar na base de dados do site.
Onde encontro referências dos serviços realizados através do site?

Nossas referências você poderá encontrar na seção de recados do site. Lá você encontrará alguns testemunhos de pessoas que já fizeram trabalhos conosco. Para ver a seção de recados do site basta pesquisar qualquer sobrenome no site e rolar para baixo, até a seção de recados. Como a seção é livre para recados, procure especificadamente pelo testemunho de pessoas. O testemunho é voluntário.

Precisão, integridade e atualização de informações contidas no site.

Todos os registros foram extraídos manualmente de diversas fontes históricas, algumas delas raríssimas, como por exemplo, registros históricos de batismos, casamentos e óbitos, e também de fontes de trabalhos de historiadores e genealogistas parceiros do mundo todo. Seja um parceiro você também. É importante destacar que os registros da imigração italiana são muito antigos, datados da segunda metade do século XIX, declarados à época verbalmente pelos italianos. As informações históricas estão sujeitas à correções, erros, divergências e atualizações. Cabe salientar que, em mais de 15 anos trabalhando com genealogia italiana e pequisa de sobrenomes italianos não houve sequer uma vez em que as informações históricas contiveram erros que as tornara inúteis para pesquisa em referência italiana.
Qual o número de sobrenomes italianos que o site contém atualmente?

Nosso site contém mais de 300 mil sobrenomes italianos, principalmente de italianos que vieram do Vêneto para o Brasil, a partir de 1824, devido a grande imigração italiana. Nosso site contém ainda milhares de registros ainda a serem catalogados, extraídos de fontes raríssimas. O site está em constante atualização e desenvolvimento.

O site fornece as informações contidas em sua base de dados gratuitamente?

Não. As informações são vendidas à custo histórico como referência e auxilio na sua pesquisa, pois foram extraídas de fontes "oficiais" da época, algumas delas raríssimas, embora as informações contidas nessas fontes sejam historicamente extraoficiais. Nesse sentido, todas as informações são extraoficiais. Já o valor cobrado serve para cobrir o custo e o tempo dispendido na obtenção dos dados, assim como nos trabalhos de pesquisa, catalogação dos dados, manutenção e atualização do site. São vários anos de trabalho de pesquisa e catalogação de dados de pessoas mortas, trabalho esse que não é de fácil realização.
Qual o número de descendentes que o site já ajudou com suas informações históricas?

Nosso site atende dezenas de pessoas atualmente, toda semana. Desde a sua criação, em 2004, já ajudamos a encontrar o comune de nascimento de milhares de imigrantes italianos, ajudando aos descendentes de imigrantes italianos a conquistar a tão sonhada nacionalidade italiana.

O site realiza atendimento presencial para retirada de dúvidas sobre cidadania italiana?

Não. Atendemos apenas virtualmente através dos nossos canais de atendimentos, como e-mail, por exemplo.
O site realiza o trabalho de busca de documentos e pesquisa de sobrenomes na Itália?

Simm. Conforme já comentamos, nosso site atende dezenas de pessoas atualmente, toda semana, de forma virtual. Desde a sua criação, em 2004, já recuperamos centenas de documentos de batismos, nascimentos e casamentos dos imigrantes, ajudando aos descendentes de italianos a conquistar a tão sonhada nacionalidade italiana.