Casa

Sobre o local de nascimento

Por favor, escreva para o e-mail abaixo, informando:

Nome e o sobrenome do imigrante italiano;
ID do imigrante, e;
Informe também o GRUPO em que se encontra o registro.

[email protected]


voltar ao site

Dica

O comune di nascita

Valorize seu tempo

Prezado descendente. Nosso site fornece algumas informações históricas dos imigrantes italianos, com por exempo, o "comune di nascita", entre outras, por um custo, a depender da disponibilidade dos dados. Se você não tem tempo a perder e precisa da informação imediatamente, considere essa opção paga. Escreve para nós através do e-mail acima. Valorize seu tempo.

Quero a informação gratuita

Para tentar obter a informação do comune di nascita do seu imigrante italiano de forma totalmente gratuita, seja para qual for a finalidade, você deverá dedicar algum tempo e esforço nessa pesquisa, e para isso, nós preparamos algumas dicas (existem muitas) de como pesquisar sobrenomes italianos, mas considere que nós já fizemos esse esforço e já dedicamos nosso tempo por você.

Boa sorte!

Como pesquisar o local de nascimento

O site familysearch.org

A+ A-

Prezado usuário, atualmente, existem muitas formas de obter essa informação. O site familysearch.org atualmente é um dos melhores sites de pesquisa desse tipo, pois é capaz de disponibilizar as imagens de livros de nascimentos, casamentos e outros tipos de documentos que você pode visualizar diretamente e de forma totalmente gratuita. Até a data da publicação desse texto, a maior dificuldade encontrada no site familysearch.org relatada por nossos visitantes e usuários é que muitas vezes, em alguns casos, não é possível encontrar de forma direta a informação que você precisa - comune de nascimento - digitando apenas o sobrenome do imigrante italiano; tornando a pesquisa muito difícil, pois será preciso procurar imagem por imagem nos livros das diversas comunes, o que torna a pesquisa extremamente desgastante, custosa em relação ao tempo e desanimadora, e por muitas vezes, dependendo do tipo de informação que o descendente possui, até mesmo impossível. As notícias são de que o site está indexando todos os registros, facilitando assim a pesquisa. É um excelente serviço prestado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias . Entretanto, para o descendente que prioriza o tempo para outras atividades em sua vida, esse tipo de pesquisa não é a melhor, e talvez seja mais fácil e mais prático procurar uma opção em que a informação é disponbilizada imediatamente, mesmo que a um custo. Valorize seu tempo.

Registros públicos em sites italianos

A+ A-

Muitas vezes, a informação que você precisa pode estar presente em registros públicos em sites italianos. Muitos sites, atualmente, na Itália, estão se dedicando a disponibilizar de forma direta e rápida essa informação, gratuitamente ou não, apenas digitando o sobrenome do imigrante italiano, bastando o usuário percorrer os registros encontrados. Além disso, mas, mais raro, em alguns sites dos comunes é possível encontrar a lista dos emigrados, por exemplo.

Outras fontes de informação

Livros de Registro de entrada de imigrantes na Hospedaria da Ilha das Flores

A+ A-

Para confirmar a entrada da família de imigrantes no Brasil, uma boa alternativa, entre outras, são os livros de Registro de entrada de imigrantes da Hospedaria da Ilha das Flores que fazem parte do acervo do Arquivo Nacional que podem ser consultados através da base SIAN . Você deve fazer um cadastro no site do SIAN e após percorrer as imagens dos livros neste fundo arquivístico: "BR_RJANRIO_OB.0.EPE". Para facilitar o seu trabalho ao percorrer as imagens das listas você precisa saber o ano de entrada do seu imigrante para que a pesquisa não se torne desgastante, cansativa e desanimadora. Se você acredita que o seu imigrante entrou pelo porto de Santos, verifique também, da mesma forma, as listas de bordo do acervo da memória do imigrante do arquivo público do Estado de São Paulo. Verifique também os livros de registros da antiga “Hospedaria de Imigrantes do Brás”, construída entre os anos de 1886 e 1888. Não se "lance" numa pesquisa sem que você tenha informações precisas, pois gastará um tempo precioso, desnecessariamente.

Sobre nós

Nossa base de dados

A+ A-

Trabalhamos buscando informações históricas dos imigrantes italianos há mais de 15 anos, ajudando a milhares de descendentes de imigrantes italianos, espalhados ao redor do mundo. As informações que temos foram buscadas a partir de arquivos distritais, municipais e eclesiásticos; em literatura específica, listas de navios, em documentos antigos oficiais datados do século XIX e XX, públicos, civis, militares ou religiosos de diversos arquivos públicos e históricos ao redor do mundo, entre outras fontes históricas de pesquisa. Caso ainda não tenha encontrado a informação que você procura, escreva para nós através do e-mail acima, por favor. Para conhecer a composição da nossa base de dados clique aqui .


Curta a nossa FanPage