Login
Casa do Imigrante Italiano

Certidões brasileiras

11/05/2021
01 minuto para o fim da leitura
Por: A Casa do Imigrante Italiano,

Certidões brasileiras

Da validade

Primeiramente, verifique o que diz o seu Consulado.

Por exemplo, o Consulado Geral da Itália, em Porto Alegre, publicou na sua página orientações importantes sobre a validade das certidões brasileiras


Regra Geral

Em suma, as certidões brasileiras, para que possam ter validade no exterior, precisam ser traduzidas para o idioma correspondente, por tradutor juramentado, com firma reconhecida.


Apostilamento

A certidão e a tradução precisam da apostila. Conforme explicado, a apostila é para uso no exterior . A apostila é um certificado que "confirma" a autenticidade da assinatura da pessoa, da função ou do cargo exercido pelo signatário do documento.

Dica importante

Na apostila da tradução não esqueça de reconhecer a firma do tradutor no campo "3" como "tradutor público." E, lembre-se, todos os documentos precisam estar em conformidade com o que exige o seu Consulado Geral Italiano ou o comune de residência, assim como de acordo com os requisitos normativos exigidos para a cidadania italiana.

Do Consulado Geral Italiano da sua região de residência

O conteúdo dessa página é fornecido para fins informativos, devendo ser utilizado apenas como fonte de pesquisa. O Consulado Geral Italiano da sua região de residência é o CANAL OFICIAL para dirimir quaisquer dúvidas ou dar quaisquer informações à respeito de procedimentos necessários para o processo de reconhecimento da cidadania italiana. Na Itália, é o "comune" de residência. Dependendo da jurisdição consular, os procedimentos podem mudar. Veja aqui a rede consular italiana no Brasil . Fique atento às atualizações desse assunto nos canais oficiais, assim como no site do Consulado Geral Italiano da sua região de residência.

Ocorreu um erro ao carregar os dados. Por favor, reinicie o site. Reiniciar... 🗙