
Certidões brasileiras
As certidões brasileiras, para que possam ter validade no exterior, precisam ser apostiladas e traduzidas por
tradutor juramentado, com firma reconhecida.
Procure manter sempre que possível, documentos atualizados, em razão de que documentos muito antigos
podem conter rasuras, letras ou palavras apagadas e etc.
A tradução também precisa da apostila.
Certidões brasileiras
Da validade
Primeiramente, verifique o que diz o seu Consulado.
Por exemplo, o Consulado Geral da Itália, em Porto Alegre, publicou na sua página orientações importantes sobre a validade das certidões brasileiras
Regra Geral
Em suma, as certidões brasileiras, para que possam ter validade no exterior, precisam ser traduzidas para o idioma correspondente, por tradutor juramentado, com firma reconhecida.
Apostilamento
A certidão e a tradução precisam da apostila. Conforme explicado, a apostila é para uso no exterior . A apostila é um certificado que "confirma" a autenticidade da assinatura da pessoa, da função ou do cargo exercido pelo signatário do documento.
Dica importante
Na apostila da tradução não esqueça de reconhecer a firma do tradutor no campo "3" como "tradutor público." E, lembre-se, todos os documentos precisam estar em conformidade com o que exige o seu Consulado Geral Italiano ou o comune de residência, assim como de acordo com os requisitos normativos exigidos para a cidadania italiana.
Do Consulado Geral Italiano da sua região de residência
O conteúdo dessa página é fornecido para fins informativos, devendo ser utilizado apenas como fonte de pesquisa. O Consulado Geral Italiano da sua região de residência é o CANAL OFICIAL para dirimir quaisquer dúvidas ou dar quaisquer informações à respeito de procedimentos necessários para o processo de reconhecimento da cidadania italiana. Na Itália, é o "comune" de residência. Dependendo da jurisdição consular, os procedimentos podem mudar. Veja aqui a rede consular italiana no Brasil . Fique atento às atualizações desse assunto nos canais oficiais, assim como no site do Consulado Geral Italiano da sua região de residência.